quinta-feira, 23 de julho de 2015

Volta Rápida, 6 anos

Estas últimas noites tem sido bem parecidas com a do dia 23 de julho de 2009, quando, enfim, coloquei este espaço na internet, dando asas aos eternos cadernos que escrevi desde 1996. Falei sobre eles ano passado, na altura em que o blog completava cinco anos.
O Volta Rápida atingiu em maio 300.000 visualizações, outra marca importante e o caminho está sendo trilhado para os 400.000 que acredito alcançar até o fim deste ano, no mais tardar no início do próximo. Os textos tiveram uma queda de qualidade neste ano, devido alguns problemas, mas espero que neste segundo semestre volte a minha disposição e atenção volte ao normal. 
Mesmo que alguns problemas tenham atrapalhado, fiquei muito feliz com o trabalho nas 24 Horas de Le Mans deste ano, acompanhando boa parte da prova e tentando como podia, levar informações para a galera. E o reconhecimento de um trabalho apenas amador, tem sido recompensador e isso me deixa feliz. 
Como sempre, agradecer a todos que compartilham deste espaço em vossos blogues e também aqueles que acessam todo dia, ou quase todo dia, para ler os meus devaneios. Meu muito obrigado. 
Este foi apenas um texto rápido - como tem sido boa parte dos demais, uma postura que adotei ano passado - e espero que estejamos todos por mais seis anos acompanhando o bom e velho automobilismo e este espaço aqui. 
E vamos para mais seis anos de Volta Rápida!
Obrigado! :) 

terça-feira, 21 de julho de 2015

Foto 528: Adieu, Jules !


Desde as inúmeras manifestações de carinho condolências, passando pela enorme presença dos nomes da atual e velha F1, foi extremamente emotivo o adeus à Jules Bianchi hoje em Nice.
Procurei pinçar estas duas charges (em primeiro plano a do CireBox e em segundo a do SpeedyHedz) onde ele é recebido pelos grandes que já se foram. Duas belas imagens, sem dúvida.
A mensagem de Mauro Bianchi, avô de Jules, onde ele agradece todas as mensagens de apoio, é de grande elegância e respeito para aqueles que aprenderam a admirar o jovem francês e que acompanharam toda essa agonia pelos nove meses em que ele esteve em coma: "Eu e toda a minha família estamos muito tocados pela simpatia e pelo apoio marcante vindo de todos os cantos do mundo. É bastante impressionante e permite-nos medir como Jules marcou a sua presença no mundo automobilístico... e mais além!
Nós nos esforçamos para responder a todas as mensagens que nos ajudam tanto a suportar a nossa dor, mas diante de um tal afluxo, é quase impossível atender a todos... sem esquecer de alguns!
Para as pessoas que enviaram uma mensagem e não tiveram uma resposta imediata, quero apresentar aqui a minha gratidão e os agradecimentos pessoais a todos aqueles provenientes de toda a nossa família"

Para as demais gerações que nunca presenciaram uma morte na F1, só lhes digo que preservem bem a memória de Jules. Não façam grandes exageros, a ponto de colocá-lo num altar no mesmo nível de grandes lendas do esporte, até porque não sabemos até onde ele poderia chegar - já que Luca de Montezemolo disse que ele poderia ser o sucessor de Raikkonen já à partir de 2016 na Ferrari. Mas procurem sempre lembrar dele com carinho, como mais um que, infelizmente, desapareceu fazendo o que mais gostava de fazer. 

sábado, 18 de julho de 2015

Foto 527: Jules


Não é fácil lidar com a morte e muito menos escrever sobre. Durante estes nove meses em que Jules esteve internado, foram poucas as divulgações sobre o seu estado de saúde e quando saía algo na imprensa, o sentimento era que a qualquer momento a notícia de sua passagem viria à tona. E foi o caso de ontem, quando a família divulgou o falecimento do piloto francês.
Todo aquele sentimento de raiva em relação ao acontecido em Suzuka, virá novamente: os questionamentos em relação ao procedimento adotado naquela altura, serão jogados novamente na mesa de discussões das regras para as próximas temporadas. Um descuido - seguido de ignorância pelos homens da FIA, FOM e organizadores do GP japonês - vitimaram mais um piloto que ainda buscava seu lugar ao sol da categoria. Que este desaparecimento precoce de Jules, como tantos outros que aconteceram na F1 e em outras categorias, sirva de alerta. Para os demais que sempre reclamaram do excesso de zelo da categoria em largar com SC e ficar por 15, 20 voltas e depois, mesmo que houvesse uma acidente simples que nem seria necessário a entrada do mesmo e os caras vão lá e o acionam, pensem bem quando mandarem bala xingando a categoria e chamando os pilotos de "bundões". Foi de um erro em não mandar o SC para pista, que muitos achariam naquela ocasião em exagero, que originou o acidente do francês.
Enfim, para nós fãs deste esporte, restará apenas relembrar a sua rápida passagem por aqui. E o melhor mesmo é sempre lembrar de seu feito maior na categoria que foi levar a Marussia aos seus dois únicos pontos conquistados em Mônaco, ano passado.
E como tantos outros que perderam a vida fazendo o que mais gostava, não deixemos que seja esquecido pelos anos seguintes.
Até mais, Jules!

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Pole Lap: Juan Pablo Montoya, Silverstone 2002

Fazia um bom tempo que estava atrás deste vídeo, até que agora conseguiram disponibilizá-lo no youtube: a pole de Juan Pablo Montoya para o GP da Grã-Bretanha de 2002.
As lembranças ainda são bem claras por minha parte: as Ferrari tinha até então a primeira fila, com Barrichello seguido por Michael Schumacher. Para o time vermelho a marca já estava garantida, mas poucos observaram a última tentativa de Montoya naqueles segundos finais: o piloto colombiano teve um pequeno atraso no primeiro setor, recuperou-se de forma rápida no segundo setor e no final cravou uma pole inesperada, cerca de 34 centésimos de vantagem sobre Rubens.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Vídeo: Duas belas largadas

Quando vi a largada de Massa, lembrei imediatamente de uma que foi feita por Gilles Villeneuve no GP do Brasil de 1980.
Claro, guardada devidas proporções de época e dirigibilidade dos carros, mas foram duas ótimas largadas.
Abaixo, as largadas seguidas pelos melhores momentos de ambas as provas.

GP da Grã-Bretanha 2015

Essa é a segunda vez que uso um canal de áudio para colocar a minha opinião sobre um evento. A primeira e única, até então, tinha sido no treino de classificação para o GP da Espanha de 2014.
Portanto, desculpem por alguma baboseira que eu tenha falado no áudio.
Espero que gostem!

domingo, 21 de junho de 2015

Crash: Kimi Raikkonen e Fernando Alonso, Red Bull Ring 2015

E neste vídeo amador, fica claro a perda de controle de Raikkonen praticamente em linha reta e o azar (mais um) de Alonso, ao tentar passar o finlandês no local onde acabou por ser acertado.
A imagem é impressionante e ainda bem que os danos foram apenas materiais para os dois decanos da categoria.

GP da Áustria: Fazendo apenas o básico

(Foto: Autosport)
Nico Rosberg é um cara subestimado. A sua pilotagem não é tão vistosa como de outros pilotos top, sempre deixa as pessoas a duvidar se ele é capaz, ou não, de conseguir o sucesso com mais freqüência. Talvez não se lembrem de suas ótimas provas, principalmente aquelas onde ele soube aproveitar-se bem dos problemas enfrentados por Lewis Hamilton, para cravar uma vitória e colecionar os pontos que eram importantes para o andamento do mundial. A temporada de 2014 ficou muito marcada mais pelos seus erros nas provas finais – e o incidente com Lewis na Bélgica – do que pela sua velocidade que é, talvez, o seu único trunfo e isso ficou claro principalmente nas classificações da temporada passada. Mas como vale é o resultado final, a última impressão é a que ficou.
Este ano tem sido crítico para Rosberg tentar algo nas classificações. Nas voltas em que ele tenta superar Hamilton, sempre acontece um erro para atrapalhá-lo. Descontando em Barcelona, onde ele foi soberano, cometeu erros em Monte Carlo, Montreal e agora no Red Bull Ring, quando passou reto na última curva quando estava prestes a tomar a pole de Lewis. O carro ficou parado na brita e o piloto alemão voltou a pé para os boxes.
Se beneficiando de uma largada bem melhor que Hamilton, Nico conseguiu repetir o que fizera brilhantemente em Barcelona: cravou voltas extremamente melhores que o seu companheiro e apenas passou a administrar a vantagem para Lewis, sem nunca receber ameaça. Relaxou um pouco na parte final da corrida ao deixá-lo chegar mais perto, mas com a punição de cinco segundos que seria acrescida ao tempo de Hamilton, devido a queima da faixa branca na saída do box, Rosberg estava mais relaxado do que nunca para se dar esse luxo. O reconhecimento do bom trabalho dele por Lewis, só mostra o quanto ele estava acima dos demais nesse fim de semana.
Nico Rosberg tem a estirpe de um Damon Hill: não é brilhante, mas é veloz. Faz o básico e isso acaba gerando um pouco a implicância dos que não vêem nele um piloto sem aquela aura de campeão do mundo. Mas assim como Hill, faz o “feijão com arroz” para manter-se vivo entre os demais e com o carro que tem, ainda pode guardar as suas reservas para tentar algo mais ousado.
Apesar de não ter apresentado uma pilotagem que arrancasse aplausos unânimes talvez um dia essa oportunidade chegue, mas por enquanto ele vai fazendo o básico para continuar na luta pelo seu primeiro título mundial. Se vai conquistar, é outra história, mas já é bastante para um cara que muitos acreditavam que nem iria fazer frente a Lewis neste ano. E tem conseguido.

Sobre a corrida


Foi uma boa corrida até. É claro que sempre se espera um pouco mais de ação, mas com toda a preocupação em torno da economia de combustível, as primeiras voltas sempre se tornam mais amarradas por conta disso. Mas não foi o que Rosberg fez parecer ao conseguir uma largada bem melhor que Hamilton e sumir na frente, cravando tempos de volta bem superiores que qualquer e se tomando uma boa distância de seu companheiro. Com poucas voltas, o duo da Mercedes possuía toda a reta dos boxes de vantagem sobre Sebastian Vettel. Impossível não dizer o tamanho da lavada que mais uma vez eles deram na concorrência, mas a impressão é que por mais que a Ferrari melhore seu carro e motor, os alemães têm uma (boa) reserva para tirar. Mas isso é apenas quando é preciso, como foi o caso de hoje: é como se tivessem deixado a Ferrari se divertir nos treinos livres, e tomando o brinquedo da mão deles no domingo.
Sebastian Vettel estava se encaminhando bem para mais um pódio, mas o erro no pit stop, quando um mecânico não conseguiu encaixar rapidamente o pneu traseiro direito, o fez perder a terceira colocação para Felipe Massa. A caça implacável de Vettel sobre o brasileiro nas voltas finais foi um dos melhores momentos do ano, mas Felipe estava num bom dia e conseguia tracionar melhor seu Williams nas saídas de curvas, principalmente naquelas onde davam acesso aos setores para o uso do DRS, e isso dificultava demais a vida de Sebastian que não teve uma chance real de ultrapassagem.
Por falar em duelos, Maldonado teve dois momentos bem tensos na prova onde poderia ter tido um daqueles acidentes cinematográficos, ao quase escapar com seu Lotus após a primeira curva e pouco tempo depois ter feito uma manobra assustadora que fez o seu carro balançar totalmente: estes dois lances foram em momentos que ele procurava ultrapassar Max Verstappen na luta pela sétima colocação. Ele conseguiu exatamente na segunda vez, onde precisou de uma habilidade acima da média para segurar o carro. Na sequência, com o Lotus devidamente alinhado, passou por Max que errara a freada. Apesar da tensão na manobra – e por saber que era Maldonado quem estava na jogada –, as coisas deram certo. Felipe Nasr também teve boa atuação, que tinha sido demonstrada desde os treinos, mas o Sauber não é melhor dos carros e piloto brasileiro acabou ficando em 11ª. Ao menos seus desempenhos têm sido muito bons, até.
Talvez muito inspirado na sua conquista em Le Mans, Hulkenberg fez a sua melhor corrida até aqui nesta temporada ao conseguir um ritmo satisfatório a ponto de andar entre os primeiros por toda a prova, perdendo a posição para Bottas. Apesar a comoção da maioria pós vitória em Le Mans, onde todos aclamavam – e aclamam – para que ele consiga uma equipe de ponta já para o ano que vem, basta lembrar que o trabalho que Hulkenberg precisa fazer para conquistar tal espaço, precisa ser feito dentro da F1. Lá fora ele demonstrou, sim, que é um dos melhores, mas a vitória não foi apenas dele.
Sobre Kimi Raikkonen e McLaren, as coisas chegam a dar pena, confesso: enquanto que o finlandês teve o seu segundo dissabor, ao ver o carro destracionar praticamente em linha reta e causar um acidente que poderia ter machucado ele e Alonso, a McLaren continua com a nuvem negra acompanhando ela a todo o momento: já não bastassem os problemas nos treinos que jogaram seus dois pilotos para a última fila, ainda teve o acidente que tirou Alonso da corrida logo na primeira volta e o abandono de Button após ele ter pagado o drive through ainda recorrente as posições restantes da punição que levou.
O único sinal que não aparenta ter fim para aqueles lados, é o término da draga que eles se meteram.

  

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Vídeo: Testes de pré-temporada, 1982

Provavelmente este documentário tenha sido algum especial para a TV francesa sobre os preparativos para o Mundial de Fórmula-1 de 1982, que contava com a volta de Niki Lauda pela Mclaren e a possibilidade de uma conquista francesa naquele ano.
Acredito que este vídeo seja mais extenso, mas ao menos é um bom registro de uma época em que a F1 se importava pouco com o luxo e mais com as corridas.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Vídeo: Sobre a 17ª da Porsche em Le Mans

E a Porsche mandando bem mais uma vez. Agora neste vídeo tributo, onde o passado glorioso é lembrado e o presente exaltado.
E que venham mais vitórias. Sempre!

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Foto 526: 45 anos depois...


Duas fotos separadas por 45 anos: na primeira foto, os festejos da conquista de Hans Hermann e Richard Attwood na edição de 1970 das 24 Horas de Le Mans onde a Porsche alcançou pela primeira vez a vitória na geral com o Porsche 917K.
Passados 45 anos, Nico Hulkenberg, Earl Bamber e Nick Tandy, repetiram o feito com o 919 Hybrid após um ano do retorno da Porsche ao endurance na classe principal e 16 anos depois da última conquista da marca em Sarthe.
Coincidentemente estas duas conquistas emblemáticas da Porsche se deram exatamente neste 14 de junho. Comemorações em dobro para a fábrica de Stuttgart. 

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...