sábado, 13 de junho de 2015

Foto 522: E o primeiro Nissan sai

Toda desgraça para uma equipe de fábrica que apostou alto numa tecnologia diferente dos demais, é pouca: o Nissan abandonou as 24 Horas de Le Mans alguns minutos atrás pós a perda da roda dianteira direita. Agora só resta os #22 e #23 na prova e quem a anos luz do restante dos LMP1.
A liderança na LMP1 neste momento pertence ao Porsche #19, que está sendo guiado por Nick Tandy.

83ª 24 Horas de Le Mans: 7ª Hora

E começa anoitecer em Le Mans...
Do mesmo modo que a última hora, esta também foi de poucas movimentações. É um momento em que começa anoitecer em Sarthe e os pilotos começam a brandar o ritmo.
A Porsche continua no comando com o seu #17, seguido pelo #9 da Audi que herdou a posição do gêmeo #7.
Na LMP2, a KCGM continua intocável na liderança da prova com o seu #47 e sempre seguida pelo Oreca #46 da Thiriet, agora com uma boa vantagem. Em terceiro aparece o Alpine #36 da Signatech.
Na LMGTE-PRO, as coisas cessaram também e a liderança é do Corvette #64. Com onze segundos de atraso, aparece o #97 da Aston Martin e em terceiro o outro Aston de #99.
Na LMGTE-AM, o Aston Martin #98 lidera seguido pelo Ferrari #83 da AF Corse e em terceiro o Ferrari #72 da SMP Racing. 

Foto 521: Ricardo Paletti, Detroit 1982

(Foto: Richard Kelley)
Ricardo Paletti durante o fim de semana do GP dos EUA, disputado em Detroit. A foto foi tirada logo após a quebra da suspensão do seu Osella, durante o warm-up e um fiscal de prova lhe oferece um cigarro.
Paletti deveria correr nesta prova, já que o carro reserva estava para ele naquela corrida. Mas um uma quebra de suspensão de Jean Pierre Jarier acabou com a chance do jovem italiano, que viu o carro reserva ir para o francês.
Hoje completa 33 anos da morte de Paletti, em Montreal. 

83ª 24 Horas de Le Mans: 6ª Hora

Não tem sido uma boa jornada para a Toyota em Le Mans, este ano: além de seus dois carros não darem conta de acompanhar o ritmo de Porsche e Audi, eles ainda enfrentaram problemas com o #1 que escapou em uma das curvas e danificou a suspensão dianteira, fazendo com que recolhessem o carro. Ao sair para a pista novamente, agora com Nakajima ao volante, quase pega um desatento mecânico da Corvette no pit. O #1 ocupa a nona posição e o #2 a sétima. 
Foi uma hora bem tranquila, bem diferente das demais onde sempre teve algum contratempo.
A Audi, com o #9 e com Albuquerque ao volante, liderou boa parte dessa hora, mas desceu para terceiro após a sua parada no box. A liderança voltou para o Porsche #17 e a segunda colocação é do Audi #7.
Na LMP2, liderança cada vez mais absoluta para o #47 da KCMG que já leva quase uma volta sobre o #46 da Thiriet. Em terceiro aparece o #48 da Murphy Motorsport.
As batalhas na LMGTE-PRO cessaram, por enquanto, e a liderança é do Aston Martin #99, seguido pelo Corvete #64 e Aston Martin #97.
Na LMGTE-AM, liderança também para a Aston Martin com o #98. Em segundo aparece o Ferrari #72 da SMP Racing e em terceiro o Ferrari #83 da AF Corse.

83ª 24 Horas de Le Mans: Melhores momentos (3ª, 4ª e 5ª hora)


83ª 24 Horas de Le Mans: 5ª Hora

Se a quarta hora foi bem morna devido o SC, esta quinta hora de corrida foi de cortar o fôlego: os duelos na LMP1 e LMGTE-PRO, foram os grandes momentos dessa corrida e ainda tivemos um recorde para celebrar.
Na LMP1, o duelo entre o Porsche #17 e Audi #9 foi brutal, com ambos a trocarem de posições em algumas oportunidades e com o Porsche vermelho a ganhar a batalha. Mas o que chamou a atenção foi o que Filipe Albuquerque conseguiu durante este duelo: cravou a melhor volta da história da prova ao fazer 3'17''647, suplantando um recorde que pertencia a Jackie Oliver em 1971. No momento a liderança ainda segue com o #17, seguido pelo #9 e o #7.
Na LMP2, liderança intocável por parte do #47 da KCMG e em segundo o #41 da Greaves, que herdou esta posição após o pit-stop do #6 da Thiriet.
A LMGTE-PRO, continua a nos oferecer belos duelos e destaque para Fernando Rees que saiu de quarto, com seu Aston Martin #99, para primeiro. Mas depois a liderança foi recuperada pelo Corvette #64. Em terceiro aparece o Aston Martin #97.
Na LMGTE-AM, liderança para o Aston Martin #98 com o #72 da SMP Racing em segundo e o Viper #53 em terceiro. 

83ª 24 Horas de Le Mans: O novo recorde de Le Mans, 44 anos depois

Na batalha que se deu entre o Porsche #17 e o Audi #9, a história foi feita e o recorde quebrado até aqui: Filipe Albuquerque, em posse do Audi #9, cravou a melhor volta em 3'17''647 derrubando, assim, uma marca que pertencia a Jackie Oliver feita em 1971 com o Porsche 917LH, com o tempo de 3'18''4 (numa média de 244.3km/h). Filipe alcançou 248.2!
E só para lembrar, em 1971 a Hanaudiéres era livre das chicanes...

83ª 24 Horas de Le Mans 2015: 4ª Hora

Apenas um susto para o Porsche #19...
Devido o longo período que a prova ficou sob a intervenção do SC, para os reparos do guard rail na parte da Indianápolis, proveniente do acidente de Duval, a corrida retomou seu passo normal faltando 17 minutos para o vencimento da quarta hora.
Apesar de uma ataque fortíssimo dos Audis #9 e #7 no reinício, a liderança mante-se sob o controle da Porsche com o #17. A segunda e terceira colocações está por conta da Audi com os #9 e #7, respectivamente.
Na LMP2, a liderança segue para o #47 da KCMG e a segunda para o #46 da Thiriet. A terceira posição no momento é da OAK Racing com seu Ligier #32.
Na LMGTE-PRO, o pau come a solta com disputa direta entre o Corvette, Ferrari e Aston Martin pela liderança. O Corvette #64 agora é o líder, com sete décimos de vantagem sobre o Aston Martin #99 e seis segundos sobre o Ferrari #71.
Na LMGTE-AM, o Ferrari #72 da SMP Racing voltou a liderança com o #98 da Aston Martin em segundo e o Viper #53 da Riley em terceiro.   

83ª 24 Horas de Le Mans 2015: A arte do acidente de Löic Duval

Jason Fong reproduziu no papel o Audi #8 de Löic Duval se arrastando em meio de um Aston Martin e o Ferrari #51, após o seu acidente. 

83ª 24 Horas de Le Mans: O acidente de Duval

Bom, as imagens dizem por si própria. Tremenda barbeiragem do Duval na Indianápolis.
E apesar de não ter tido culpa, sempre uma Ferrari no meio da bagunça...

83ª 24 Horas de Le Mans: 3ª Hora

Não foi uma boa hora para Audi: os carros #7 e #8 tiveram problemas. Enquanto que o #7 teve que voltar aos boxes, após um pit-stop, para trocar um pneu furado - quando estava prestes a ressumir a liderança, o #8 teve uma acidente na aproximação da Indianápolis quando estava a passar pelo Ferrari #51. Duval era quem estava ao volante e nisso acabou rodando e batendo frente, danificando bem a dianteira. O carro foi levado aos boxes para os reparos e já está de volta na oitava posição. O #7 está em quinto. A Porsche segue líder neste momento - que está sob o regime de SC para retirar os destroços do Audi #8 e limpeza do traçado e também conserto do guard-rail. Em segundo aparece o Audi #9.
Na LMP2, liderança para o #47 da KCMG com o #46 da Thiriet em segundo e o Alpine #36 da Signatech em terceiro.
Na LMGTE-PRO, o #97 da Aston Martin segue líder, com o Ferrari #71 da AF Corse em segundo e escalando aos poucos as posições, o Corvette #64 em terceiro.
Na LMGTE-AM, o Viper #53 da Riley é quem comanda a classe, seguido pela Ferrari #72 da SMP e o Porsche #88 da Abu Dhabi Proton Racing em terceiro.  

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...