domingo, 20 de julho de 2014

GP da Alemanha: Como nas antigas

Costumo dizer que os pilotos da atual Fórmula 1 são preguiçosos, cuidadosos demais (não todos, claro) quando entram numa disputa de posições. Exatamente por receber instruções para que "tragam as crianças para casa", eles não se arriscam tanto quanto os caras do passado, que iam para a disputa como se estivessem duelando por uma donzela. Não havia curva, zebra ou qualquer outro obstáculo que impedisse-os de tentar a ultrapassagem. Se não terminasse numa bela manobra, fatalmente terminaria com um ou ambos fora da corrida. Era o tipo: vai ou racha!
Os de hoje, com estas instruções de conservar o equipamento, exatamente por causa dessa mania doida que a FIA implementou nos últimos anos de economizar tudo, deixa os caras com a pulga atrás da orelha na hora de dividir uma freada com quem vai à frente. É claro que existe aqueles doidos de pedra que vão para cima do oponente como uma vaca brava e acabam nos proporcionando alguns acidentes quase que cinematográficos e toques que poderiam, muito bem, ser evitados. Maldonado, Perez, Gutierrez, Ericsson são caras que manjam bem deste assunto.
Mas existem os mais conscientes - ou quase isso - quando se trata de duelar por posições. O que Alonso e Vettel nos brindaram em Silverstone quinze dias atrás, extendeu-se até este GP da Alemanha com Hamilton e Ricciardo passando quem estava na frente de qualquer jeito: usando ou não asa móvel; batendo rodas; pedaços de asas voando para todo lado; passando por fora, por dentro; pegando um ou mais dois carros... foi um belo festival de ultrapassagens que deixou o GP em Hockenheim animadíssimo do início - com a panca, seguida de capotagem, de Massa com Magnussen - ao fim, com os duelos entre Bottas e Hamilton pela segunda colocação e Alonso e Ricciardo pela quinta. Foi um ótimo GP.
Acredito que os pilotos, ultimamente, tem mandado às favas aquele discurso diplomático de ter que levar o carro inteiro para casa. Acho que eles , além de entreter o público, também se divertiram. E para isso a coragem nestas disputas roda a roda tem que estar acima da média.
E nós é que ganhamos nisso hoje.

Sobre a corrida
Foto: Kai Pfaffenbach / Reuters

Se teve um cara que nem teve trabalho foi Rosberg, que liderou desde o início ao fim sem ter o incômodo de ninguém. Tornou-se o primeiro alemão a vencer o GP da Alemanha com a Mercedes desde Rudolf Caracciola no GP de 1939.
Bottas foi mais uma vez constante e passou toda a prova em segundo e teve alguma oposição apenas com Hamiton, que ameaçou a sua segunda colocação nas voltas finais da corrida, mas se beneficiando do melhor rendimento de sua Williams nas retas pôde sustentar a segunda colocação. Aos poucos, e com bom resultados, vai ganhando espaço na equipe.
A Red Bull nestas duas últimas etapas teve companhia da Ferrari, especialmente de Fernando Alonso. Apesar de Sebastian ter fechado em quarto e Ricciardo, que fez a sua melhor corrida na categoria até aqui, em sexto, não dá para saber se a Ferrari é que teve uma evolução ou se a Red Bull estagnou em seu desempenho. Os seus dois pilotos tiveram que suar o macacão para superar o virtuosismo de Alonso nestas duas corridas. Raikkonen esteve naquele dia de "Pinball" onde levou porrada de todo lado.
Sobre o acidente de Massa no início da prova, certamente ele errou ao não ver que outro piloto (no caso Magnussen) estava ao seu lado. O certo é que aquele tipo de manobra é até comum em largadas, mas o piloto brasileiro não soube calcular bem o espaço. E nisso arruinou a sua prova e do Kevin.
Tivemos duas corridas interessantes em Silverstone e Hockenheim, mas não espero muito de Hungaroring. A não ser que os pilotos estejam ainda com este espírito de luta em voga para o GP húngaro, o que seria formidável.

sábado, 19 de julho de 2014

Crash: Pirelli World Challenge, Toronto

O acidente entre Butch Leitzinger (Bentley Continental #8) e Albert von Thurn and Taxis (Lamborghini Gallardo FL2 #24) durante a nona etapa do Pirelli World Challenge disputado em Toronto. Ambos abandonaram a corrida.
A vitória ficou com Nick Tandy, com um Porsche 911 GT3. O brasileiro Marcelo Hanh, que disputa o campeonato com um Lamborghini Gallardo FL2, terminou em décimo.

GP da Alemanha - Classificação - 10a Etapa

Apesar de toda a proibição do uso do FRIC para esta etapa e crendo que a Mercedes perderia muito sem o uso desta, os efeitos até agora foram mínimos para eles. Talvez na corrida, quem sabe, eles sentirão algo, mas até este treino classificatório Nico Rosberg e Lewis Hamilton se revezaram na ponta da tabela de tempos e coube ao dono da casa a pole position. Lewis acabou por bater na freada para a segunda curva do Stadium, quando teve uma quebra no freio dianteiro quando estava no andamento da Q1. Aparentemente, apesar das dores, estará no grid amanhã saindo da 16a posição.
As Williams continuam a sua toada positiva com Bottas saindo numa ótima segunda colocação (ficou há dois décimos de Rosberg) e Massa em terceiro. Será uma boa oportunidade ver o quanto que os dois podem importunar Rosberg na prova de amanhã, principalmente Valtteri que tem feito boas corridas ultimamente e sempre com boa dose de velocidade e agressividade. E ainda tem Felipe, que costuma fazer boas largadas.
Kevin Magnussen fez um belo trabalho ao se posicionar em quarto, fechando assim um quarteto de motores Mercedes. A Red Bull ocupa a terceira fila com Ricciardo, mais uma vez, batendo Vettel na classificação. Alonso sai em sétimo e Raikkonen em 12o, em outro treino sofrível para a Ferrari.

O que esperar da prova?
Creio em mais uma vitória da Mercedes, principalmente por amanhã ter possibilidade de chuva e isso ajudar muito a parte mecânica que deve ter sofrido bastante no forte calor que faz em Hockenheim. Por outro lado, caso Rosberg e Hamilton tenha problemas, a corrida viraria uma loteria. E neste cenário, Williams e Red Bull aparecem com chances.

Grid de largada para o Grande Prêmio da Alemanha - 10ª Etapa

Pos Piloto                Equipe                 Tempo       Dif   
 1. Nico Rosberg          Mercedes             1m16.540s            
 2. Valtteri Bottas       Williams-Mercedes    1m16.759s  +0.219s   
 3. Felipe Massa          Williams-Mercedes    1m17.078s  +0.538s   
 4. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes     1m17.214s  +0.674s   
 5. Daniel Ricciardo      Red Bull-Renault     1m17.273s  +0.733s   
 6. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault     1m17.577s  +1.037s   
 7. Fernando Alonso       Ferrari              1m17.649s  +1.109s   
 8. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault   1m17.965s  +1.425s   
 9. Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes 1m18.014s  +1.474s   
10. Sergio Perez          Force India-Mercedes 1m18.035s  +1.495s   
11. Jenson Button         McLaren-Mercedes     1m18.193s  +1.084s
12. Kimi Raikkonen        Ferrari              1m18.273s  +1.164s
13. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Renault   1m18.285s  +1.176s
14. Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari       1m18.787s  +1.678s
15. Romain Grosjean       Lotus-Renault        1m18.983s  +1.874s
16. Lewis Hamilton        Mercedes             no time
17. Adrian Sutil          Sauber-Ferrari       1m19.142s  +1.511s
18. Jules Bianchi         Marussia-Ferrari     1m19.676s  +2.045s
19. Pastor Maldonado      Lotus-Renault        1m20.195s  +2.564s
20. Kamui Kobayashi       Caterham-Renault     1m20.408s  +2.777s
21. Max Chilton           Marussia-Ferrari     1m20.489s  +2.858s
22. Marcus Ericsson       Caterham-Renault     no time

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Foto 369: 1000Km de Monza, 1970

A grande batalha entre Porsche e Ferrari nos 1000Km de Monza, 1970. Na foto os Porsches 917K de Jo Siffert/ Brian Redman (#8), Pedro Rodriguez/ Leo Kinnunen (#7) e Vic Elford/ Kurt Ahrens Jr. (#10) contra a solitária Ferrari 512S de Ignazio Giunti/ Nino Vaccarella (#3). As outras duas Ferraris inscritas vinham logo atrás.
Foi a primeira vez que a prova válida pelo Mundial de Marcas foi realizada no traçado normal, sem a utilização da bancada alta.
A vitória ficou para Rodriguez/ Kinunnen.

GP da Alemanha - Treinos Livres - 10ª Etapa

Lewis Hamilton: “Não me sinto tão mal, foi uma sessão bem boa. Há muito para aprender. A temperatura está tão alta que é muito difícil para os pneus e provavelmente vai ser uma das corridas mais difíceis para cuidar dos pneus.
A pole é importante em qualquer lugar que vamos. Há uma longa reta até a Curva 6, então talvez você tenha um pouco mais de chance se estiver em segundo, mas pe mais fácil se você largar na pole”

Nico Rosberg: “Com certeza, vai mudar um pouco as coisas andar sem a suspensão interligada. Há alguns novos desafios para reequilibrar o carro e encontrar minha forma de sair feliz do carro.
Houve um bom progresso. Eu estava feliz no carro pela manhã e tentamos algumas coisas diferentes.
Pareceu um pouco mais próximo, mas na sexta-feira você nunca sabe o que as pessoas estão fazendo com combustível e coisas assim. Então vamos esperar e ver amanhã e no domingo”

Kimi Raikkonen: "Como todas as sextas, nosso programa cobria trabalho nos ajustes durnte a primeira sessão, então avaliamos os pneus e fizemos simulação de corrida à tarde. Infelizmente, pela manhã, por causa de um problema técnico, eu tive de voltar para a garagem e não pude fazer voltas adicionais com o pneu macio. Mas graças ao ótimo trabalho do time, consegui voltar rapidamente.
Pela tarde, compensamos a perda de tempo conseguimos melhorar em todas as frentes. No geral, foi um dia positivo, mas ainda é cedo para previsões. Temos que esperar até amanhã para sabermos mais"

Susie Wolff: “Quando eu saí e senti o problema, eu apenas pensei: ‘Eu preciso levar o carro de volta para os pits’. Eu não sabia se era algo com o motor ou a parte eletrônica. Mas tinha de levar o carro de volta, então tentei ficar calma, porque também essas coisas estão fora do seu controle. Então, o time consertou o problema e eu pude voltar.
Mas eu estava com uma sensação muito boa com relação a tudo isso. Então, eu pensei: ‘Isso não vai acabar assim. Eu sempre procuro ter essa visão mais otimista e acreditar que não é o fim. Eu sabia exatamente o que fazer. As informações que passar para os boxes. Além disso, conheço muito bem essa pista dos tempos do DTM. Eu apenas estava focada em voltar ao carro, porque é o que queremos fazer no fim das contas. E foi muito bom. Estou satisfeita.
É complicado dizer quando vou poder voltar ao carro. Ao menos nesta temporada será difícil, e acho que isso está claro. As coisas não são fáceis na F1, as oportunidades são raras, mas a equipe ficou satisfeita com a minha performance, e isso prova que estamos na direção certa”


Os tempos dos dois treinos livres:

Treino Livre 1

Pos Piloto                Equipe                   Tempo      Dif    Vol
 1. Nico Rosberg          Mercedes               1m19.131s           29
 2. Lewis Hamilton        Mercedes               1m19.196s  +0.065s  25
 3. Fernando Alonso       Ferrari                1m19.423s  +0.292s  21
 4. Daniel Ricciardo      Red Bull-Renault       1m19.697s  +0.566s  27
 5. Jenson Button         McLaren-Mercedes       1m19.833s  +0.702s  24
 6. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault       1m20.097s  +0.966s  28
 7. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes       1m20.105s  +0.974s  32
 8. Kimi Raikkonen        Ferrari                1m20.210s  +1.079s  21
 9. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault     1m20.337s  +1.206s  28
10. Adrian Sutil          Sauber-Ferrari         1m20.505s  +1.374s  18
11. Felipe Massa          Williams-Mercedes      1m20.542s  +1.411s  19
12. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Renault     1m20.586s  +1.455s  23
13. Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes   1m20.592s  +1.461s  22
14. Sergio Perez          Force India-Mercedes   1m20.598s  +1.467s  24
15. Susie Wolff           Williams-Mercedes      1m20.769s  +1.638s  22
16. Giedo van der Garde   Sauber-Ferrari         1m20.782s  +1.651s  23
17. Romain Grosjean       Lotus-Renault          1m21.603s  +2.472s  20
18. Pastor Maldonado      Lotus-Renault          1m21.854s  +2.723s  30
19. Kamui Kobayashi       Caterham-Renault       1m22.572s  +3.441s  31
20. Jules Bianchi         Marussia-Ferrari       1m22.982s  +3.851s  24
21. Marcus Ericsson       Caterham-Renault       1m23.256s  +4.125s  35
22. Max Chilton           Marussia-Ferrari       1m23.299s  +4.168s  22
 
Treino Livre 2 
 
Pos Piloto                Equipe                   Tempo      Dif    Dif
 1. Lewis Hamilton        Mercedes               1m18.341s           38
 2. Nico Rosberg          Mercedes               1m18.365s  +0.024s  39
 3. Daniel Ricciardo      Red Bull-Renault       1m18.443s  +0.102s  35
 4. Kimi Raikkonen        Ferrari                1m18.887s  +0.546s  38
 5. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes       1m18.960s  +0.619s  40
 6. Felipe Massa          Williams-Mercedes      1m19.024s  +0.683s  36
 7. Jenson Button         McLaren-Mercedes       1m19.221s  +0.880s  40
 8. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault       1m19.248s  +0.907s  35
 9. Fernando Alonso       Ferrari                1m19.329s  +0.988s  32
10. Valtteri Bottas       Williams-Mercedes      1m19.385s  +1.044s  34
11. Adrian Sutil          Sauber-Ferrari         1m19.417s  +1.076s  41
12. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault     1m19.452s  +1.111s  27
13. Sergio Perez          Force India-Mercedes   1m19.581s  +1.240s  28
14. Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes   1m19.593s  +1.252s  32
15. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Renault     1m19.760s  +1.419s  32
16. Pastor Maldonado      Lotus-Renault          1m20.158s  +1.817s  35
17. Romain Grosjean       Lotus-Renault          1m20.358s  +2.017s  35
18. Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari         1m20.504s  +2.163s  40
19. Jules Bianchi         Marussia-Ferrari       1m21.328s  +2.987s  31
20. Marcus Ericsson       Caterham-Renault       1m21.870s  +3.529s  21
21. Max Chilton           Marussia-Ferrari       1m21.898s  +3.557s  28
22. Kamui Kobayashi       Caterham-Renault       1m23.728s  +5.387s  12 

quinta-feira, 17 de julho de 2014

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Foto 368: 1000Km de Nurburgring, 1984

O cartaz comemorativo da Porsche pela vitória de Stefan Bellof/ Derek Bell nos 1000Km de Nurburgring de 1984, que foi disputado no moderníssimo circuito de Nurburgring. A vitória que escapara no ano anterior no lendário Nordscheleif, tinha chegado.
Essa foi a corrida que contou com a única participação de Ayrton Senna numa prova de Endurance: dividindo o Porsche 956 da New Man com Stefan Johansson e o mestre Henri Pescorolo, o trio garantiu um honroso 8° lugar após inúmeros problemas.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Foto 367: 24 anos



Interessante ver o período que os países que chegaram ao tetra campeonato mundial de futebol coincidem com o sucesso que alcançaram na Fórmula-1.
Apesar do tempo de espera pelo quarto título mundial em Copas do Mundo ser a mesma - 24 anos - este período também foi frutífero para Brasil, Itália e Alemanha: o Brasil conquistou a Copa em 1970 e depois ganhou oito mundiais na F1 com Emerson, Nelson e Ayrton entre 1972 e 1991 e cinco vices - 73, 75, 80, 89 e 93 para depois vencer a Copa em 1994.
A Itália ganhou o Mundial de 1982 e apesar de tido apenas Michele Alboreto com chances de ser campeão na F1 em 1985 - quando este ficou com o vice -, os italianos tiveram na Ferrari a sua chance de vencer na F1, o que aconteceu em 1983 com a conquista do Mundial de Construtores e depois para chegar na gama de títulos conquistados entre 1999 e 2004 na era Schumacher (6 de Construtores e 5 de Pilotos). Em 2006, na Copa da Alemanha, chegaram ao seu quarto mundial.
Para a Alemanha foi ainda mais dourado este período após a sua conquista na Copa de 1990, com os sete títulos de Michael Schumacher e os outro quatro em sequência de Sebastian Vettel. E ontem voltaram ao topo do futebol com a conquista do Mundial aqui no Brasil. 
Apesar da tradição deles nestas duas modalidades, o horizonte para os alemães aparenta ser infinitamente mais vitorioso. Tanto na Fórmula-1, quanto em Copas do Mundo.

domingo, 13 de julho de 2014

Foto 366: Stefan Bellof, Nurburgring 1983

O acidente que custou uma vitória. A foto é de Stefan Bellof que acabara de bater sua Porsche 962 na veloz - e perigosa - Pflanzgarten durante os 1000km de Nurburgring de 1983.
O piloto alemão estava estava num nível acima doa demais naquele final de semana: além da volta mais veloz do velho Nurburgring para obtenção da pole (6'11"13), ele também cravara a melhor volta da corrida em 6'25"91. Daí veio o acidente...

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Foto 365: E quase seis anos depois...

Lembro o quanto que a galera falou merda naquele final de GP do Brasil de 2008 onde a maioria acreditava que Timo Glock, com o seu Toyota, mal conseguia se sustentar na pista já molhada naquela última volta de corrida quando ocupava a quarta colocação. O seu erro em não trocar para pneus intermediários, acreditando que a pista não molharia tanto naquele final, acabou lhe custando o quarto posto e foi ultrapassado por Vettel (4º) e Hamilton (5º). O quinto lugar deu o título ao inglês e automaticamente tirou das mãos de Massa o campeonato, que sido garantido segundos antes.
E agora é a vez dele, Timo Glock, tirar um sarro dos brasileiros com número 17 que ele leva em seu BMW no DTM, ao colocar a bandeira brasileira na frente do #1 e da Alemanha logo após o #7, fazendo uma alusão ao placar histórico entre as duas seleções nesta Copa do Mundo.  

Vídeo: ADAC Classic 2014

Para quem gosta dos clássicos e do velho Nordschleife, eis o endurance que rolou no final de semana das 24 Horas de Nurburgring disputado no mês passado.
Divirtam-se!

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...