sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Foto 297: RAC Tourist Trophy, Dundrod 1955

Moss e sua Mercedes 300 SLR em Dundrod, 1955
Apesar do circuito de rua mais famoso da Irlanda seja o traçado utilizado para o Tourist Trophy, que acontece anualmente na Ilha de Man, o país possui outro belo traçado: situado no condado de Antrim, a pista de Dundrod - que a exemplo da pista da Ilha de Man, também utiliza vias públicas - teve a sua primeira corrida em 1950 com uma etapa para carros esporte e com vitória de Stirling Moss a bordo de um Jaguar XK120 - vitória que ele repetiria no ano seguinte com uma versão C do Jaguar XK120.
A pista irlandesa, no seu início, tinha 11.934Km de extensão e em 1965 sofreu uma pequena redução para 11.910Km. O World Sports Car Championship realizou três edições na pista irlandesa entre 1953 e 1955, tendo como vencedores Peter Collins/ Pat Griffith em 1953 (Aston Martin DB3S); Gerard Laureau/ Paul Argmac em 1954 (DB-Panhard) e Stirling Moss/ John Fitch em 1955 (Mercedes-Benz 300 SLR).
A prova de 1955 foi a quinta e penúltima etapa do WSCC e, como já foi dito, contou com a vitória da Mercedes de Moss e Fitch, seguidos pelo outros dois Mercedes 300 SLR da dupla Juan Manuel Fangio/ Karl Kling e Wolfgang Von Trips/ Andre Simon/ Karl Kling. Esta prova reviveu as imagens da tragédia de meses antes em Le Mans: três pilotos perderam a vida durante as primeiras 34 voltas das 84 que foram realizadas naquele dia. Ainda na primeira volta Jim Mayers (Cooper T39) bateu em um pilar de concreto explodindo o seu carro de imediato - o que ocasionou a morte instantânea do piloto - e como não bastasse, William Smith (Connaught AL/SR) acabou por ser atingido neste acidente, vindo falecer mais tarde. Quando a chuva apertou por quase todo o circuito, alguns acidentes se sucederam e entre eles Richard Mainwaring (Elva-Climax) veio falecer após um acidente na volta 34. Após esta prova, o RAC Tourist Trophy voltou a fazer parte do calendário do WSCC em 1958 no circuito de GoodWood e ano passado o troféu do RAC Tourist Trophy foi dado aos vencedores das 6 Horas de Silverstone. Coube à Allan McNish/ Tom Kristensen/ Loic Duval (Audi R18 e-tron quattro) receber o mítico troféu.
Já a pista de Dundrod, atualmente, sedia a Ulster Grand Prix que é destinada a motos e tem sua realização desde 1922.

2 comentários:

4 Horas de Goiânia - Uma estreia e tanto para Renan Guerra e Marco Pisani

Um inicio promissor: Marco Pisani/ Renan Guerra vencendo na estreia deles com Ligier e na classe P1 (Foto: Bruno Terena) O autódromo de Goiâ...